A Ponte 25 de Abril, ex-Salazar
Inaugurada em 6 de Agosto de 1966 como Ponte Salazar, foi rebaptizada em 1974 como Ponte 25 de Abril.
No ranking das pontes rodoferroviárias com maior vão suspenso, é a maior da Europa e a 3ª maior de todo o mundo.
As suas duas torres têm 190 metros de altura e um comprimento total entre ancoragens de 2300 metros.
Apesar da sua imponência, a ponte é leve e flexível, com elasticidade não quebra, verga e resiste. Por acção das cargas rodoviárias e ferroviárias, o tabuleiro pode movimentar-se longitudinalmente nas extremidades até 1,5 metros e o topo das torres pode oscilar até 2 metros.
No entanto, o mais estranho na construção desta ponte é que, foi construída dentro do prazo previsto, não ultrapassou o orçamentado em 3 vezes mais, desconhece-se que alguém a ela ligado tenha feito, subitamente, depósitos em off-shores e o ministro da obras públicas à época, não foi para presidente do conselho de administração das empresa que a construiu ...
Estranhos tempos aqueles.
Sem comentários:
Enviar um comentário