quinta-feira, 6 de agosto de 2015

4º ENCONTRO MOTARD JAVALIS DE VINHAIS

Era um grande fim-de-semana ... iria realizar-se o 4º Encontro Motard dos Javalis de Vinhais e há já várias semanas que o esperávamos ... ansiosos 

A viagem até Trás-os-Montes é sempre agradável, pelas estradas que escolhemos, pelas paisagens, ... e a forma como somos recebidos por aqueles amigos ... é indescritível.

E aqui, a quadrilha, perdão, a esquadrilha d'OS LESMAS, preparada para iniciar a  viagem até Trás-os-Montes.

O António Rodrigues, eu próprio, o Fernando Narciso e o João Machado.

Estava combinada a saída pelas 10:30 e o itinerário por ali, por acolá, ... e depois por mais ali, ...

À boa maneira d'OS LESMAS, o que se fez foi isto e o máximo que conseguimos foi que tivesse tido alguns troços em comum com o que tinha sido pensado 

Mas "prontos" ... é o costume 

E lá seguimos viagem,  devidamente alinhados com a antena da "traineira" conforme tinha sido combinado no breefing que antecedeu a partida.

aqui está um dos exemplos ...

Quem nos conhece, sabe que, para além das questões de segurança, somos norteados também por preocupações estéticas e circulamos sempre em perfeita sintonia geométrica.

E uma paragem para abastecimento da GS (o costume... 😠) e dos proprietários num simpático parque de merendas na freguesia de Touro.

Os "géneros caseiros" que trazemos de casa sabem sempre optimamente nestas ocasiões ...

A Gracinda, desta vez, presenteou-nos com uns panadinhos deliciosos ...

e foi durante o almoço que o Tóino nos mostrou o relógio que foi de seu avô ...

soubemos, momentos depois que, afinal, tinha sido adquirido "no chinês" ... explicou-nos, no entanto, que seu avô tinha ido, em tempos, à China e, talvez por isso, o viajado relógio tenha aparecido numa loja asiática...  coisas do catano é o que vos digo !!!!

"Morta a malvada", fui logo avisado pelo João Machado: "Agora, é parar no primeiro sítio onde se beba café tás a ouvir !!!! "... chiça, até parece que ele é que é o Presidente d'OS LESMAS 

E foi o que fizemos ... em Tarouca, na Churrasqueira Bela Vista, local que "ficou debaixo de olho" para uma próxima visita e paragem pela simpatia de quem nos atendeu ...

Ao tomarmos a "bica", alguém disse: "E a menina não oferece um bagacinho?"
"Claro que sim... a casa não fica mais pobre"

Há gente que nasceu para ser comerciante ... nenhum de nós bebeu o bagaço mas ficou marcada a simpatia ...

Aqui fica a merecida publicidade  

Bom, e depois o "pensado" era irmos até Lamego pela N2, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião ... mas os GPS's "modernos", da era Socratiana, só conhecem Auto Estradas e SCUT's ... 

Com estradas tão bonitas para rolar ... lá tivemos que fazer um troço de AE sem jeito nenhum... e eu a olhar lá para baixo a pensar "que estradas tão boas para mim"

E já em Peso da Régua onde, curiosamente, estava também e decorrer o encontro motard da cidade.

E, como habitualmente nas viagens d'OS LESMAS, são mais os momentos parados que a andar 

Desta vez, em Santa Marta de Penaguião onde alguém, de forma sábia e oportuna, disse que seria bom parar para "beber um portinho" 

Como se pode ver na foto, o António Rodrigues andava muito adoentado e, mesmo com o calor, não largava o casaco.

Bom... e era tempo de prosseguir ... direcção Vila Real e depois seguiríamos para Mirandela onde havia festa da rija !!!!

e, mais uma vez, a prova de que OS LESMAS circulam em perfeita harmonia e alinhamento ...

e agora, uma das raríssimas fotos do Viaduto do Milau de Trás-os-Montes 

bem... a havia que continuar ... por isso, desta vez, o "homem do GPS" foi à frente para testar as suas capacidades de orientação ...

Não havia nada que saber !!!!!

pois... mas é para quem sabe  !!!

Claro que fomos parar ao IP4 ... "tava-se" mesmo a ver... com estradas transmontanas tão boas e ... 

Parámos em Murça porque já íamos muito cansados ...     mais de 55 kms sem parar é obra !!!

e depois de mais um "refresco", a viagem prosseguiu para Mirandela onde estava combinado encontro com a Directora Regional dos LESMAS de Trás-os-Montes, a Fernanda Cerqueira.

E a nossa "recepcionista" Fernanda Cerqueira com a delegação d'OS LESMAS já em  Mirandela.

E para além de passear para melhor conhecer Mirandela, jantámos optimamente pois a noite adivinhava-se "complicadita" ... era fim-de-semana de festa na cidade e a animação era mais que muita.

Na esplanada junto ao bonito rio Tua (o Tuela e o Rabaçal juntam-se uns metros antes e dão origem ao Tua) a desfrutar do sol, do fresco do rio, das "buídas" e... dos telemóveis !!!! 

E a foto da rapaziada pronta para o jantarinho para dar energias para a noite ...

a animação era mais que muita na Noite dos Bombos ... vocês nem fazem ideia do que é esta animação... milhares de pessoas que passam a noite a dar porrada em bombos de todos os tamanhos ... "tão a ver" o S. João do Porto com os martelinhos?... é a mesma coisa mas com bombos ...

mas OS LESMAS também são animados e boa disposição é coisa que não nos falta !!!!     

Claro que, alguns excessos se pagam e ...

algumas dores de cabeça também 

E eram já... bem... hããã... errr... algumas horas da manhã quando decidimos que era melhor ir até Vinhais onde, certamente, ainda haveria alguma coisa a funcionar à nossa espera

Os cerca de 60 kms que separam Mirandela de Vinhais foram feitos na velocidade que mais se adequava às condições "meteorológicas" em que nos encontrávamos (lento, lento, lento,...) e aquelas bonitas e bem cuidadas estradas foram percorridas sem problemas.

À chegada a Vinhais, fomos recebidos com alegria pelos poucos companheiros que ainda se encontravam na tenda das "buídas" e que preparavam já a logística para a manhã seguinte ...

E como sempre que vamos para Vinhais, ficámos uma vez mais na casa-dormitório do Município que serve de apoio ao Parque Biológico de Vinhais.

Trata-se dum excelente local, cuidado e asseado, em camaratas, que serve perfeitamente o seu propósito.

Lamentavelmente, todas as fotos desse resto de serão não ficaram em condições de exibição pública pela sua baixíssima qualidade de pixelização ... uma pena realmente.

Mas pela manhã já estávamos assim... curiosamente com a mesma roupa do dia anterior 

E o dia começou logo com um problema... o relógio do avô chinês ( ou o relógio chinês do avô ?) do Rodrigues tinha desaparecido

que, afinal e para descanso de todos, tinha apenas ficado a guardar a mota de noite 

Ao pequeno almoço, juntou-se a nós o Octávio que veio do Porto apenas para passar algum tempo connosco e nos ir mostrar algumas coisas dos seus Trás-os-Montes ... amizade é assim mesmo

Bem... e o Octávio, que tem familiares ligados á ourivesaria e relojoaria, decretou logo que o relógio era chinês... quem sabe sabe ... profundo conhecedor de Trás-os-Montes, levou-nos a dar uma volta por locais lindíssimos daquela zona ...

as fotos falam por si e escuso-me a comentar ...

Uma paragem em Ervedosa, localidade ligada às antigas minas de volfrâmio, outrora muito importantes na economia da região.

Em tempos adquirida por uma família inglesa, as minas decaíram após o acidente aéreo que vitimou o seu jovem proprietário, cuja sepultura está junto à capela da Sr. Bárbara.

Mais informação sobre as minas AQUI

Uma passagem por Soutilha e sobre o Rio Tuela,... e seguimos para São Pedro Velho, freguesia nossa bem conhecida pelas visitas às feiras do Vinho e do Morango que tão boas recordações me trazem ☺

Onde nos esperavam, nada mais nada menos, que o Sr. Carlos Pires, dedicado autarca daquela freguesia e o Sr. Romano, proprietário do café com o mesmo nome.

Quem nos esperava também era um fantástico "porto caseiro" que, adicionado a umas meloas do quintal ... nos fizeram regressar a Vinhais com um sorriso de orelha a orelha 

E eram mesmo horas de regressar a Vinhais ... eram horas de almoço e queríamos juntar-nos aos companheiros de concentração

e eram já quase 14:00 quando chegámos a Vinhais ...

e a rapaziada começava a juntar-se ....

O Presidente Bruno "Triple" a receber os convidados 

e na improvisada cozinha da tenda das refeições, trabalhava-se a todo o gás... parece o pessoal da Câmara Municipal ... 1 a trabalhar (João Garcia) e uma dúzia a fiscalizar 

E onde não podia faltar o Tótó... agora o habitante mais famoso de Vinhais depois da sua ida à televisão... está em curso uma petição com recolha de assinaturas para ir também para o Panteão Nacional, e ficar mesmo ao lado do Eusébio 

E um aspecto do "restaurante" já com a maior parte da rapaziada almoçada ... vendo-se o Rodrigues, o Narciso e o Octávio visivelmente satisfeitos e de "bandulho entulhado" ...

Mas como tudo isto é gente de muito alimento, não satisfeitos ainda, aceitaram o convite do Tótó para uma incursão à sua adega ...aqui o momento da chegada do Narciso ...

e o João Machado, com umas vistas fantásticas da casa do TóTó ...

e o TóTó logo foi buscar uns queijos de cabra que ...

... Qualquer vinho com aquele queijo é fantástico 

Onde se contaram várias historietas de motard's... parecia uma reunião de caçadores, pescadores, ...

E depois "duns copos" na adega, à boa maneira transmontana, o anfitrião quis mostrar-nos a casa ...

Achei curiosa a escada, feita pelo próprio, que tem uns degraus de máxima eficiência ... só tem madeira onde é preciso ter ...

Só não é prática nos seguintes casos: começar a subida com o pé direito ou se estiver coxo e tiver que subir degrau a degrau 

Bem... depois de mais uma paragem no "tasco" perto do nosso dormitório para refrescar as bocas secas pelo queijo de cabra (maldito queijo que me fez tanta sede ...), uma retemperadora sesta fez-nos enfrentar o serão que se avizinhava e que se antecipava ameaçador e bastante violento em termos gastronómicos          ...

Motivo pelo qual alguns de nós pediram a protecção divina para serem fortes o suficiente e aguentar todas as provações (ou excessos) que aí vinham 

e não tardou nada que toda a gente estivesse de novo a comer... desta vez, a ementa do jantar era javali ...

uma vez mais com o Tótó  na chefia das operações e a cantar "Eu sou mestre de culinária ..."

E depois da barriga cheia, era tempo de se organizar o tão apreciado passeio nocturno pela vila, com que os Javalis brindam a sua população.

Prudentemente, os LESMAS não se integraram na caravana pois o nosso metabolismo estava com algumas dificuldades no processamento hepático do queijo de cabra 

e fomos directo para o estádio municipal onde iria realizar-se a exibição de Free Style/Stunt Riding ...

Mas, primeiro, um "artista da terra", o Sérgio Monteiro, fez gato-sapato duma moto quatro  .... impressionante.

e depois, uma fantástica exibição do Humberto Ribeiro em várias motas ..

Humberto Ribeiro foi piloto oficial da Huskvarna em Itália até que a BMW comprou aquela marca e decidiu terminar a sua vertente desportiva.

Aqui a fazer pipocas no escape da moto   ... um espectáculo impressionante ... cada um é para o que nasce sem dúvida e ele faz da mota o que quer !!!

Quem tiver curiosidade, pode ver um dos seus vídeos no Youtube  AQUI

E aproximava-se mais um dos momentos altos da noite... a famosíssima banda TROTIL iria começar a sua actuação depois de alguns ensaios de tarde inalando umas infusões botânicas que apuraram o instinto musical de todos os presentes.

e outro dos momentos importantes desta IV Encontro Motard Javalis de Vinhais: a entrega de prémios e lembranças.

Na foto, o ex-presidente dos LESMAS, afastado por subtracção do livro de actas e outros crimes de dimensão semelhante, a receber o prémio que, certamente, irá também levar sumiço em vez de embelezar a vitrine da nossa sede ... 

e depois de todos estes "momentos altos", era chegada a hora do "mais alto momento" ... 

O Strip Tease das meninas por todos aguardado com ansiedade e nervosismo ...

Na foto, o júri que era composto por:
- João Machado que só percebe de queijos e vinhos,
- por mim próprio que era, na verdade, a única autoridade no assunto,
- o TóTó que nem fazia ideia do que se ali passava,
- um puto que já estava a pensar em ir para casa, ir prá cama e sonhar com as miúdas,
- e ainda uma menina que, por ser do sexo feminino, não tinha direito a voto ...

e aqui um pequeno exemplo de como a actuação foi de elevado nível e de difícil execução, com acrobacias que nem no Circo Cardinalli, onde levava os meus filhos em pequenos, alguma vez vi !!! 

E prontos... a festa estava feita e restava-nos ir dar descanso ao "cadáver" ... no dia seguinte era o dia de regresso e algumas centenas de kms para percorrer.

Uma foto do amanhecer em Vinhais ...

Os meninos já depois do pequeno-almoço e preparados para a viagem de regresso

e era mais ou menos "isto" que tínhamos pensado depois duma olhadela para o meu mapa velhinho 

Pela N103 de Vinhais para Rebordelo a paisagem era esta ... fantástica... adoro Trás-os-Montes.

Mas, à maneira que íamos descendo para Sul, em direcção ao Douro, a paisagem foi-se alterando para "coisas" assim !!! ...

Na N214, já depois de Carrazeda de Ansiães e antes de Alijó, ...

O Douro Vinhateiro é lindíssimo e, cada vez que lá passo, é sempre como se fosse a primeira !!!... fico sempre extasiado com a sua beleza.

Ah campeões !!!! com o Douro em fundo.

E, entretanto, depois de termos abastecido em Carrazeda de Ansiães e ter percorrido a N214, "desembocámos" na estação de caminho-de-ferro do Tua.

Actualmente, a linha do Douro vai do Porto até ao Pocinho e esta estação do Tua servia de "cruzamento" com a linha do mesmo nome e que ia até Bragança, passando por Mirandela...

Não sei se há verdadeiras razões para que esteja encerrada mas que tenho saudades tenho ... 

Passamos ao lado da barragem em construção no Tua ...

E por São Mamede de Riba Tua onde ainda pensámos almoçar pois no Calça Curta, o restaurante que existe na estação de Caminho-de-ferro do Tua, foi-nos negado esse prazer
 

Tinha dito aos meus companheiros de viagem que era um restaurante porreiro, com peixe do rio e tal ... mas ao chegar lá, estava cheio, com gente à espera e, o seu proprietário, ao questionar-nos sobre se tínhamos mesa reservada e perante a resposta negativa ... ficámos com a impressão que ele iria fazer-nos um enorme favor em nos servir o almoço.

Como somos pessoas civilizadas e com urbanidade, não quisemos de forma alguma prejudicar o sujeito e decidimos ir até Alijó que dista apenas cerca de 15 kms onde sugerimos almoçar.

E se bem o pensámos melhor o fizemos ...

No Cêpa Torta em Alijó, a conselho do Narciso que já conhecia, fomos muitíssimo bem servidos...

E, mais uma vez, fizemos um brinde à nossa amizade.

A etapa seguinte seria uma "paragem técnica" no Pinhão para "abastecimento" humano .... isto de beber vinho dá uma sede 

Mas para lá chegar era a N322-3, melhor, a fantástica N322-3 que percorremos de Alijó até ao Pinhão ... paisagens de suster a respiração ...

e a paragem no Pinhão... junto ao cais de embarque dos barcos que andam Douro acima, Douro abaixo ...

E o Douro sempre lindo !!!!

O destino seguinte era a estrada para Tabuaço ... a igualmente lindíssima N323.

excelente estrada ... com óptimas paisagens como, aliás, são todas por ali ...

Mais uma paragem técnica em Vila Nova de Paiva, onde decorriam umas festas bem animadas ... junto à praia fluvial há este bar e esplanada, muitíssimo bem frequentado e com "pinta" ...

mas, apesar de ser domingo, eram horas de regressar pois o GPS do João Machado dizia que só lá para as 20 e tal é que chegávamos a casa... e faltava isto tudo ainda ...

Bem... mas comigo à frente, nunca nenhum GPS coincidiu com estradas e horários meus 

Uma última paragem na área de serviço da Aguieira para mais "qualquer coisa fresca" e despedidas.

Se a amizade se medisse em kilometros, a nossa, só este fim-de-semana tinha quase 800 ...

Em jeito de conclusão:

1. Uma palavra especial de carinho e agradecimento para a Fernanda que tão bem nos recebeu em Mirandela. Vou propor que no próximo 10 de Junho seja agraciada com a medalha de Top Case e Guarda-Lamas dos LESMAS;

2. Outra ainda para os Javalis de Vinhais que nos recebem com um carinho muito especial e, se OS LESMAS fossem um motoclube a sério, "comadevesser", eram os nossos "irmãos";

3. Uma menção honrosa para o Sr. Romano e Sr. Carlos Pires, autarca de São Pedro Velho, por tão bem serem exemplos do "bem receber transmontano";

4. Um abraço ao Octávio que foi ter connosco só para umas lérias;

5. Uma agradecimento especialíssimo para mim, João Rui Pimentel,  que só eu mesmo para aturar estes 3 malucos: João Machado, Fernando Narciso e António Rodrigues ... fosga-se !!! 