quinta-feira, 4 de julho de 2013

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O meu 7º (e último) dia



03-07-2013 ...


Para compensar o atraso de ontem, cheguei hoje mais cedo ... 13:50.

Fui o primeiro e ouvi a voz da formadora na sala, ainda fechada.
"Mau .. queres ver que hoje a aula é mais tarde e vim a correr feito doido?"

Entretanto chegam a Lúcia, a Evanilde, a Susana ... chegou também o "delegado" e o Carlos "Atleta".
Alguém confirmou o horário e disse que sim, a hora de começo eram as 14:00 habituais ...

Abre-se a porta e sai a formadora e a Rosa Maria/Maria Rosa que tinham estado a conversar ... coisa de mulheres certamente.

Conversa práli, conversa práqui, o governo assim, as demissões assado ... e eu disse que talvez este ano o meu partido ganhasse... 
E qual é João? - perguntaram ... "O do voto em branco ... há uns anos que venho a votar em branco ... é assim como ir ao restaurante, pedir a ementa e, afinal, ver que nada daquilo presta e não se pede nada!!!"

Alguns comentários dos presentes... opiniões diferentes, blá blá blá...

Levanta-se a Rosa Maria/Maria Rosa e diz-me:
- Ó João, e como é que você vota em branco?
- ... ???
- Tem lá algum quadradinho em branco para colocar uma cruz?
- ... bem ... eu apenas pego no boletim, simplesmente o dobro e enfio na urna 
- Ah... percebi ...

( Cum ganda catano !!!! ... será que eu também irei um dia ficar assim?)

Bom... adiante senão a crónica nunca mais acaba e não quero os meus leitores enfadados ...

Hoje as expectativas estavam elevadas pois estava agendada uma simulação de entrevista para emprego ...

Ontem tinha tentado convencer a Joana a fazer de entrevistada .. que seria bom para ela, blá blá,... pois era uma forma de treinar e afastar os seus medos  (recordo que no dia em finalmente se pôde apresentar tinha dito que era a sua principal dificuldade: a entrevista ... ficava em pânico e ...).

Não fui suficientemente persuasivo para o conseguir e ainda tentei a Sílvia, "a miúda do sorriso bonito" na opinião de alguns e que eu, agora e pensando melhor, também partilho ....
"Oh oh ... nem pensar nisso !!!" foi o que disse ...

Ainda olhei para a Anabela que hoje estava de vermelho (o que lhe fica imensamente bem na opinião do Cláudio) mas o olhar dela fez-me perceber que também ela não era candidata ...


A surpresa foi geral pois foi a reservada Célia "Militar" que disse que gostaria de fazer a "entrevista" ... acrescentou que era uma situação em que não se sentia muito à vontade e, das duas que tinha feito, uma para a PSP com dois comissários trombudos, foi péssima, e outra para a GNR que lhe correu melhor.

O interesse era também grande pois sendo a última aula e, por isso, um momento solene, estava curioso sobre ... bem, vocês já sabem sobre quê ...

Uns jeans justos, encimados por um top doutro tom azul, ligeiramente largo ... curioso, pensei eu, como qualquer cor combina bem com aquele tom de pele ...

Para aqueles e aquelas que pensam que os meus comentários à forma de vestir da formadora são puramente sexistas, digo-lhes já que estou à vontade para comentar e possuo um sentido crítico apurado no que respeita à forma de vestir... para quem não me conhece, sou filho de costureira e neto de alfaiate, ... só por isso me sentiria com autoridade para aqui deixar estes comentários ... completamente isentos doutro espírito que não o de apreciar, de forma absolutamente genuína, a sua forma de vestir.

Bom... antes da "entrevista" ainda alguns falaram sobre as experiências que tiveram ... a Evanilde disse que foi a uma entrevista onde simplesmente lhe disseram "venda-se" ...

A formadora teceu alguns comentários sobre como se preparar para uma entrevista ...

A Célia avisou que só sabia de coisas da "tropa"  e que queria aprender melhor como se comportar numa entrevista ... foi para o meio da sala, com a formadora, sentadas a uma mesa e a "entrevista" começou.

Duma forma geral esteve bem, a turmas propôs algumas formas diferentes de respostas e a formadora apontou algumas melhorias a ter em atenção, nomeadamente a postura e cuidado com os "tiques".

Aí a  "52"  falou sobre uma funcionária dum CS que tem um tique parecido como quem "chucha depois de palitar os dentes", chegando mesmo a exemplificar várias vezes para não deixar dúvidas a quem as pudesse ter ... sem dúvida um dos momentos altos da tarde.

Bom, e a formação acabou com o preenchimento duma ficha com a nossa opinião sobre o "curso" e uma avaliação da formadora ... eu sou suspeito e não digo qual foi a minha mas, posso adiantar que foi muito generosa ... quem me conhece sabe que sou um tipo de bom coração ...

Passou ainda na sala uma folha A4 para cada um de nós colocar o contacto para um possível "almoço/jantar de curso" ... excelente ideia.. a malta quer é farra !!!! ... de iniciativa da Rosa Maria/Maria Rosa.

E o momento alto estava reservado para o fim .. a formadora esperou-nos à porta para se despedir com um beijinho ...

Coloquei-me na fila a ensaiar o discurso que faria na sua presença ... 1000 palavras me passaram pela cabeça, filmes vários realizei mas, .... nestes momentos sou um fraco ... 
Em vez de lhe pedir o nº de telemóvel apenas me saiu um quase imperceptível: 
Gostei... parabéns e desculpe a minha exuberância em alguns momentos.

Sou mesmo tótó ...





3 comentários:

  1. Segui com muito interesse as crónicas sobre a tua formação. O teu bom humor ajudou, sem dúvida, ao bom ambiente que deixas transparecer aqui...também quero um aluno assim!!!!
    Mas aprenderam alguma coisa sobre "Operador(a) de Armazenagem: Organização pessoal e gestão do tempo"? Ando a precisar dumas dicas, tenho pouco espaço e muita tralha...
    Obrigada, João, pela partilha e pelo teu bom humor.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo, uma vez que nem sempre tenho possibilidades de seguir o teu blog, hoje ao consultar o meu e-mail resolvi ir à tua pasta de e-mails (sim, percebeste bem, é que eu tenho uma pasta só para ti, nem todos se podem gabar disso).
    Entre os diversos assuntos que existiam, este do curso de formação foi o que mais me deixou curioso e vai daí resolvi dar uma espreitadela. Comecei logo pelo "post" do 1º dia e depois foram todos de seguida. Para variar é impossível não rir com a forma como expões as coisas, mesmo que não tenha sido bem assim... só quem não te conhece um bocadinho é que não sabe o que quero dizer.
    Nalgumas transcrições que fazias, daquilo que se tinha passado na sala, até parecia que te estava a ouvir :)
    Também não percebi por que raio é que foste chamado para fazer este curso, perdão, Acção de Formação e se chegaste a aprender algo que te ajude a arrumar a tua garagem!?
    Um grande abraço e continua assim

    ResponderEliminar
  3. Olá Campos:
    Pois disseram que era aleatoriamente que se fazia a convocatória, entre os inscritos no Centro de Emprego, há determinado tempo, com um determinado grau de qualificação académica e, ... calhou-me também a mim.
    Quanto a aprender algo sobre Operador(a)de Armazenagem -Agente Funerário-Gestão do Tempo, seria reduto dizer que nada aprendi ... foram 7 dias de convívio e partilha de conhecimentos (para além de piadolas e gargalhadas)com outros desempregados todos eles diferentes e tão iguais nalguns aspectos... experiência enriquecedora sem dúvida.
    Obrigado pelo teu comentário.
    Abraço de amizade.

    ResponderEliminar