terça-feira, 14 de maio de 2013

MOTOS, JAVALIS, MORANGOS, ENCHIDOS ... E AZIA (3ª e última parte)

3º Dia de passeio  12-05-2013

09:00 ... o estômago já dava sinais de aguentar pouco mais e a cabeça não tinha parado ainda de rodar ...

O amanhecer em Torre de D. Chama ... nem me lembrava que as motos estavam ali ... mas devemos ter sido nós a levá-las para lá concerteza ...

O Aires ainda perguntou à Alice se podia trocar a torrada e a meia-de-leite ...

Desta vez o pequeno almoço estava a ser mesmo torradas ... até aparecer o Octávio que tinha dormido noutra residencial com cerca de metade do grupo, com mais presunto, linguiça, salpicão, ... e fui ainda a tempo de dizer à senhora:

- Minha senhora ... não vale a pena fazer as "meias-de-leite"... tire uns finos "fáxavor" !

E estava a começar, ou melhor, a manter-se o ritmo dos dias anteriores.

Depois do pequeno-almoço, seguimos até São Pedro Velho onde tínhamos combinado comprar uns "recuerdos" para trazer à família ...

A loja de roupa ainda não estava aberta e, por isso, tivemos que trazer mais vinho e enchidos ...

Mas os expositores já começavam a preparar o dia de domingo ... para o ano, já disse ao Octávio, temos que prolongar a estadia pelo menos até domingo ...
Li num artigo duma revista médica que as dietas devem ser feitas no mínimo, 4 dias ...

Já estavam a chegar mais morangos ...

Aires, Alice, Vasco, Henrique, Pres. Carlos Pires, Armando, Octávio, João Pimentel e Carlos Nadais ... falta o Vitor que estava no café a tomar a 4ª bica para ver se anulava o efeito "bagaço com açúcar" da noite anterior ...

Foto do grupo com o gentil Presidente da Junta, omnipresente em tudo o que diz respeito à freguesia ... um autarca que leva mesmo aquilo a sério !!!!

O Carlos Nadais até se chegou ao pé de mim e disse:"Ó João ... o presidente lembra-se de mim ... espero que não seja pelas piores razões !!!"

Bem... e a seguir às despedidas, aos agradecimentos e promessas de que para o ano nos portamos melhor e, portanto, façam o favor de nos convidar ... era hora de partir e ir dar uma curva pelas serras para fazer tempo para o almoço.

Prosseguimos pela M532 donde se observam estas vistas ...

De novo o Rio Tuela

E este sujeito estava a ver se apanhava umas trutas distraídas neste domingo soalheiro ...

Houve ainda quem dissesse: "a água deve estar fresca" ... "Não te ponhas com ideias pá !!!"

O Vasco da Guzzi adorava estas estradas ... diz que assim os pulsos se abrem melhor com a trepidação transmontana ...

e depois pela N206 ...

sem comentários... apenas para apreciar

Em velocidade moderada, de capacetes bem abertos para respirar o ar puro que se julgava poder purificar os pulmões ainda conspurcados de vapores etílicos ..

E a intenção era apanhar lo IP4 até Franco, localidade onde iríamos almoçar cerca das 13:00. O trajecto era de cerca de 80 kms desde São Pedro Velho e tínhamos bastante tempo para o percorrer.

Mas antes ... apreciem a paisagem... não me canso de viajar por estas bandas.

estonteante... pelo menos para nós foi ... embora reconheça que talvez não tenha sido apenas da paisagem ....

Andámos sempre devagar como, aliás, era recomendado pela sinalização

E chegámos a Franco ... ao restaurante que o Octávio tinha descoberto e onde almoçámos ... magnificamente acrescento eu ....

O grupo antes de almoço ...
por acaso, toda a malta a quem pedi para tirar fotos, desta vez portou-se bem ...

O restaurante Vera e Pedro ... recomendo mesmo sem a "comissãozinha" que costumo receber em casos semelhantes ...

Fica mesmo ao lado do IP 4, entre Murça e Mirandela e vale mesmo a pena lá parar...

Os dois mais aziados do dia de ontem: o Vasco e eu ... curiosamente, os que de forma mais regrada consumiram coisas que fazem rir e andar de cabeça à roda

Uma esplêndida vitela assada... tenra que nem manteiga ...
Por falar em manteiga ... talvez tenha sido isso que nos fez mal, a mim e ao Vasco ...

Ainda tentei combater a azia com uma sopa de feijão ... mas nada...
tenho esperança que talvez na 4ª feira a azia melhore com uns licores que mandei vir de Amesterdão !!!!

E a sobremesa e cafés foram na esplanada ... dia quente e de sol que convidava a estar ao ar livre ...

Era também chegada a hora das despedidas ...

O Aires e a Alice ainda tinham muitos kms para percorrer até à localidade alentejana onde residem (já me disse o nome uma série de vezes mas, acabaram-se-me as gotas e não me consigo lembrar... ) ...

O João Lourenço ligou para casa a perguntar se estava tudo bem mas disseram-lhe que o cão não parava de uivar com saudades e, de lágrima no olho, logo disse que não demorava ...

O Henrique Castro, mais uma vez, disse que tinha que estar cedo no Porto ... também uma vez mais teve o cuidado de referir que era no Porto e não em casa ... ele lá sabe da vida dele e o que lhe desejo, sinceramente, é que as "ideias" não lhe faltem ...

Restavam eu, o Octávio, o Armando, o Vasco, o Nadais e o Vitor ...
Coloquei o mapa em cima da mesa dos cafés e houve alguém que disse:
- Mau, quando o João se põe a olhar pró mapa é sinal que não vamos para casa cedo !!!
- Pessoal- disse eu - tenho uma coisa para vos propor. Há aqui uma estrada porreira que vai para Vila Flor, a seguir passa por Alijó, Favaios, ... e vai até ao Pinhão ... que me dizem de irmos por aí?

- Então vamos - respondi eu !!!!

E assim foi, ... M582 por Abreiro (lindíssima estrada que aconselho percorram uma vez pelo menos), depois pela N314 ...

Atravessámos o Rio Tua ...

Com a antiga estação de Abreiro

E a velha linha que tantas saudades me deixa ...

Depois pelo IC5 e N212 até Alijó ...

O IC 5  é fabuloso e evita algum tempo de viagem ...

Em Alijó ... uma rotunda com uma pipa ... é pá... ainda estava enjoado

E depois a descida para o Pinhão e todo o vale do Rio Douro ...

De Alijó até ao Pinhão Pela R-322-3 que não há palavras que descrevam as paisagens ...
Recomendo levar pendura para ir tirando fotos e/ou filmar pois corre-se o risco de sair da estrada encantado com tamanha beleza paisagística ...

A estação de comboios do Pinhão, com painéis de azulejos lindíssimos, com fotos em separado, no album, para os mais curiosos.

Ponte pedonal sobre o Douro, junto ao cais fluvial do Pinhão

E o Douro é sempre lindo.. é pena é passar no Porto ... podia passar só em Vila Nova de Gaia !!!

ai ai ... que azia ainda tinha ...

Aspecto do cais fluvial do Pinhão, vendo-se a ponte em ferro ao fundo, na estrada N222 que iríamos a seguir percorrer até à Régua ...

Só bebia "águas"  para ver a azia melhorava ... os outros era porque tinham sede

A simples presença duma pipa ali por perto fazia o Armando rir-se de satisfação ...

E o Vitor "Barrasco" Mesquita já estava a enviar "sinais" para controlar a chegada ...

Apita o comboio ...

A "tal" ponte de ferro que referi há pouco com pessoal que não liga nada a feiras de vinhos e morangos, enchidos ... mas também se lixam que o sol dá-lhes cabo da cabeça !!!!

E pela N222 na margem esquerda do Douro, foi só apreciar a paisagem ...

De facto, a água é um elemento importante nas nossas vidas ...  na dos barcos ainda mais pois nós, em determinadas ocasiões, podemos substituir a água por outros líquidos mais refrescantes e nutritivos

Este barco azul (grhgrhgrhgrh ,...) tinha acabado de subir a barragem ... e uma pequena multidão aglomerava-se na ponte para ver o show do funcionamento da eclusa ...

Chegada à Régua e era também chagada a hora das despedidas, felizmente para eles que, comigo à frente, nunca sabem qual a estrada que a seguir lhes calha em sorte ...

Eles iam para o Porto e eu para Coimbra.

Houve alguém no cais fluvial do Pinhão que me disse que a A24 era gratuita até Lamego e decidi aproveitar essa pequena borla ...

Saí, no entanto, um pouco depois para a N2 que há muito tempo não percorria, mesmo que um percurso pequeno ... e falam tanto na N2 que até pensei que estava mudada de sítio.

Felizmente não e continua a rodear-se de belas paisagens, curvas excitantes, traçado ideal para quem gosta de rodar nas calmas ...

Os cerca de 50 kms desde Lamego até Viseu foram feitos nas calmas, com várias paragens, uma mesmo no centro de Castro Daire (está bonita a vila... há anos que por lá não passava e fiquei agradavelmente surpreendido ... ) para fotos e apreciar as paisagens...

Se já vinha mal disposto, pior fiquei quando, a seguir a uma curva e inesperadamente ...

Não há fair-play que aguente tanto infortúnio ... snifff... snifff... buááááá !!!!

Controlo de chegada às 19:13, com 803,4 kms percorridos no fim de semana ...

E uma vez mais a luz da frente avariada.... sempre que vou para Vinhais a luz da frente avaria ... será efeitos de bruxaria de Montalegre que é ali mesmo perto?

Bom... descontando a luz avariada, a azia do Glorioso, o preço da gasolina 95,  dos pneus e pastilhas de travão, das tonturas provocadas pelo "efeito altitude", ... posso afiançar que foi um belíssimo fim de semana em que pude rever "velhos" amigos e conhecer "novos" que deixam mais enriquecido o meu património.

Obrigado a todos pelo excelente companheirismo.