segunda-feira, 2 de abril de 2012

OS INCÊNDIOS FLORESTAIS



Os incêndios florestais são um flagelo há muito conhecido.
Na zona centro interior, conhecida como Zona do Pinhal, englobando os concelhos de Sertã, Pampilhosa da Serra, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Vila de Rei, Proença-a-Nova, Oleiros, Mação, Vila Velha de Ródão, e outros de que não me lembro agora, a floresta do pinheiro bravo assume uma importância especial.
Penso não ser já a maior mancha florestal de pinheiro bravo de toda a Europa, por causa dos numerosos incêndios que vão ocorrendo por toda aquela região. Estes, cujas causas podem ser encontradas na piromania de algumas desequilibradas cabeças, no descuido e negligência humanas e até mesmo em causas naturais, não teriam as desastrosas consequências que todos conhecemos se houvesse uma correcta e assertiva politica de propriedade e conservação das florestas.
Não só o meio ambiente fica mais fragilizado com o desaparecimento de toda aquela mancha verde como as populações se vêm empobrecer pois assentam muitos dos seus rendimentos no que da floresta podem retirar.
Assim, é com muito agrado que vejo ser lançada uma campanha "LIMPEZA DAS FLORESTAS ", dirigida a todas as idades mas especialmente aos mais novos, pois recorre a conhecidas figuras da BD e do cinema, procurando a todos sensibilizar para este dramático e urgente desígnio nacional.


Não te esqueças ... Mantém a Floresta Limpa

Sem comentários:

Enviar um comentário