terça-feira, 11 de outubro de 2016

PASSEIO DE OUTONO COM OS LESMAS

Bom dia a todos:

No passado domingo juntei-me a alguns amigos Lesmas que estavam a organizar um pic nic na Serra da Estrela.

O dia estava lindo, o Outono mais dia menos dia irá despedir-se e os passeios de mota necessariamente diminuirão ... "toca" de aproveitar.

E o trajecto foi mais ou menos este ...

Por alguns locais já conhecidos mas sempre diferentes de acordo com a  época em que se visitam... e este foi o grupo que partiu da ainda nossa sede, o Moleirinho em Cernache.

Depois duma pequeníssima paragem no Museu do Pão em Seia para "reabastecimento", deu o grupo início à subida da Serra da Estrela ...

E aqui o grupo a dirigir-se para o Vale do Rossim

Especialmente neste dia de sol brilhante, de temperaturas amenas e convidativas ao passeio (23º), sem vento, excelente visibilidade...

Uma paragem para apreciar a Lagoa do vale do Rossim, agora com pouca água... há meses que não chove e são bem visíveis, nas suas margens, as marcas das suas cotas mais elevadas ... 

Já por diversas vezes ali estive, por ocasião da Concentração OS Esquimós, que se realiza todos os anos em pleno Inverno (Fevereiro) em que a água estava congelada.

E depois de desentorpecer as pernas, fazer umas fotos, brincar na torre de "rappel",... dirigimo-nos a um dos locais  mais bonitos da Serra da Estrela: o Miradouro do Covão da Fraga. 

Precisamos caminhar cerca de 250 metros para a ele aceder mas vale a pena !!!

Dali se tem uma vista privilegiada sobre Manteigas, o Vale Glaciar do Zêzere e toda a zona circundante.

Depois das "vistas", tomámos a direcção de Manteigas mas por um pequeno atalho que desce acentuadamente a serra e tem curvas bem apertadas, em gancho, cotovelo, ... e outras partes do corpo esquisitas.

O nosso destino de almoço era o já conhecido de alguns de nós Poço do Inferno.
Local de imensa beleza pela enorme cascata que tem, depositando-as num poço de águas cristalinas, puras e de cores variadas de acordo com a profundidade e da perspectiva.

Depois da "bucha", a subida à Torre pelo Vale Glaciar do Zêzere, lindíssimo nesta época do ano, com cores que... só visto !!!!

Depois do café e dalguns "recuerdos", a foto de grupo

Porque havia alguns que ainda não conheciam, resolvemos "dar um salto" à Praia Fluvial de Loriga ...

Trata-se duma praia fluvial muito bonita e que se destaca pela curiosidade das suas "praias" em socalco...

Depois... bem, depois resolvi regressar por um percurso "alternativo".

Tinha visto no google maps uma estrada ( M-514) que acompanha o Rio Alva e pensei que talvez fosse boa ideia percorrê-la.... em boa hora o decidi pois é das estradas mais bonitas e da qual se observam paisagens que surpreendem pela beleza e "toque" selvagem.

Em Sazes da Beira, fomos "engolidos" pelos festejos populares da localidade e a caravana teve que dar a volta ao adro da igreja, acompanhada pela filarmónica e pela curiosidade dos populares. 

Seguimos depois para Corgas...

e parámos em Sandomil ...

Não estava prevista esta paragem mas fomos detidos pela beleza do lugar...
Um frondoso parque de merendas com um café-bar e esplanada de gente simpática... 

E onde alguns de nós aproveitaram para merendar ...

Uma praia fluvial lindíssima...

com uma ponte romana igualmente bela e bem conservada ... 

e uma ponte pênsil que fez as delícias dos mais afoitos ... 

... e eram já horas de encetar o regresso a casa ...

Estávamos a cerca de 90 kms de Cernache e os dias começam a ser bastante mais curtos ...

Prosseguimos até Penalva de Alva, sempre bem juntinhos ao rio que dá o nome àquela localidade... subimos para a N17 pela M506 que é só a estrada com mais "mão-de-obra" que conheço ... convido-vos a conhecer logo que tenham oportunidade.

E eram cerca das 18:30, já o sol estava a deitar-se, quando cheguei a casa depois de cerca de 300 kms muito divertidos, com gente divertida, com estradas divertidas, paisagens divertidas, amigos divertidos, ...  

Numa palavra: Foi mesmo muito bom !!!

Uma palavra de apreço pela civismo e companheirismo demonstrado por todos pois, viajar em grupo, para os que não fazem uma pálida ideia do que isso é, envolve sempre responsabilidade, tolerância e espírito de contribuição positiva... queira isto dizer o que queira. 