quarta-feira, 7 de setembro de 2016

FÉRIAS MOTOTURÍSTICAS EM ESPANHA: PARTE VI SALAMANCA


De Frias de Albarracín a Salamanca
19.08.2016





Os cerca de 500 kms a percorrer fizeram-nos sair cedo de Frias de Albarracín ... seriam pouco mais das 08:00 quando "levantámos ferro" e nos fizemos à estrada.

Quer o gps que o google maps me diziam que o melhor era voltar atrás a Cuenca e depois subir em direcção a Madrid, Ávila, ... mas não o quis fazer para não repetir estradas ou "calcar caminho" como se costuma dizer.

Assim, fiz o mais difícil ... dirigi-me bem ao interior da Serra de Cuenca e Albarracín e fui por estradas onde... não me cruzei com ninguém e houve ocasiões em que pensei se, na próxima curva da estrada, ela não iria acabar mesmo, fazendo-me voltar atrás e dando razão ao teimoso do GPS. 樂


Mas conseguimos chegar a Molina de Aragón, depois de mais de 100 kms com o "coração nas mãos" e "ai ai ai... que é agora que o gps me vai mandar inverter o sentido.

Uma breve paragem para um café e uma não mais longa conversa com uns ciclistas (fomos acompanhados e cruzámo-nos com alguns naquelas estradas "esquisitas") e depois seguimos pela N 211 até apanharmos a E90 para Madrid.

Não atravessámos o túnel da Serra de Guadarrama preferindo ir pela N-VI.
Houve momentos em que me arrependi de ter preferido não gastar os 2 ou 3€ de portagem quando a estrada se mostrava mais complicada com trânsito... quem conhece sabe que aquelas curvas e contra-curvas, quando se apanham pesados... mesmo para motos é difícil circular.

No entanto, fizemos o percurso até San Rafael onde parámos para almoçar... e que haveria de ser o nosso almoço?... Isso mesmo: melão pois tá claro  !!!!! 

Uma paragem numa mercearia, "estabelecemo-nos" na esplanada ao lado e com umas cañas tratámos de almoçar.


Bom, chegámos a Salamanca cerca das 17:00 e coloquei o gps a procurar o Hotel Condal, de que é "sócio" o Elísio Ferreira, meu amigo do M&D e que nos reservou a suíte nupcial ... quem tem amigos assim não morre na cadeia. 





Visita a pé à "baixa" da cidade (o hotel é a 400 mts da Plaza Mayor e de todos os monumentos importantes) onde o seu comércio fervilhava.


As principais marcas de roupa estão representadas e ocupam lindíssimos edifícios, bem conservados e de traça neoclássica que fazem desta "baixa" um enorme e monumental centro comercial.











A Universidade Pontifícia



Noite na Plaza Mayor onde jantámos umas tapas acompanhadas das inevitáveis cañas apreciando a beleza daquele lugar cheio de turistas e gente que parecia andar apenas a deambular.





E onde, de forma que me pareceu espontânea, se organizou um grupo de baile, ao som dum pífaro e tambor, dançando um tema popular espanhol.




No dia seguinte íamos visitar as catedrais de Salamanca, a nova e a velha, que não tinhamos podido fazer dado o adiantado da hora a que chegámos.








Nas visitas que efectuámos, optámos sempre pela aquisição do audio-guia pois, como se costuma dizer, "o que é bom custa dinheiro" e, em minha opinião, as visitas aos monumentos podem ser muito boas ou óptimas.

É diferente estar diante duma capela, escultura ou quadro e simplesmente dizer que "é bonita sim senhor..." ou poder fazê-lo ouvindo a sua história. 











Estes dois monumentos são simplesmente fabulosos e merecem uma visita mais cuidada e demorada... ali mesmo prometi voltar com esse tempo disponível..

Bom, e depois da visita, lá viemos até Fuentes de Oñoro onde reabastecemos... nós e mais não sei quantas dezenas de portugueses, alguns emigrantes que iam de regresso aos seus países de trabalho.

Creio ainda que os nossos governantes não fizeram bem as contas ... é tanta gente a abastecer "do outro lado" que isto só se pode traduzir em prejuízo para "este lado"... 樂

Era quase meio-dia e ainda não tinha quaisquer planos para almoço ... propus à minha "pendura preferida" ir almoçar ao Folgosinho... "Já conheço" foi a resposta.

Huummm... "Gajo que é gajo a sério surpreende a sua gaja e leva-a a lugares que não conhece" foi o que pensei de imediato. 

"Não faz mal... levo-te a outro sitio que não conheces mas vais adorar"... mas ainda sem saber onde !!!! 

Com o decorrer dos kms na A25 fui mentalmente revendo sítios onde o poderíamos fazer sem grandes desvios no regresso a casa... e assim fomos parar à Praia Fluvial de Fagilde, lugar que me foi dado a conhecer pelos meus inestimáveis amigos de Mangualde, Fernando Santos e Francisco Vitorino, Presidente e Vice Presidente do Moto Clube daquela cidade.

































De volta à estrada, já com saudades de Espanha mas também de casa ... e como este sábado era dia de concentração de Góis, lancei o desafio à Ana: "Alguma vez estiveste numa concentração de motos?"...

A negativa da resposta deu-me a oportunidade de, mentalmente, percorrer o mapa de estradas virtual que sempre existe na minha desgastada memória e procurar a melhor forma de chegar a Góis.

E assim foi... já perto do final do dia, chegámos a Góis onde nem sequer parámos... fizemos uma passagem pelas ruas da vila, junto à concentração e rumámos, definitivamente, a casa.






Tinham sido 7 dias intensos e estávamos com saudades de casa, da família e eu ainda do cão e dos gatos e esta foi uma boa maneira de encerrar esta semana de passeata.... 2439 kms que ficam nas memórias duma vida. 

Um enoooorme obrigado à minha companheira e pendura Ana, pela paciência, colaboração e ajuda nas escolhas, na organização e realização desta fantástica viagem.











Sem comentários:

Enviar um comentário