terça-feira, 16 de junho de 2015

OS LESMAS NOS PICOS DA EUROPA (I)

Cernache -> Avín (Astúrias)

Dia 10 de Junho, 1º dia de viagem para o passeio aos Picos de Europa que há muito vinha sendo preparado.

A hora de saída estava combinada para as 08:00 no Moleirinho e, desde as 07:30 que o grupo se vinha formando ... a rapaziada d'OS LESMAS leva mesmo o cumprimento de horários a sério ...

E o grupo que saía da nossa sede em Cernache já estava prontinho ... com o Tó Mané Ventura como "penetra". Simpatia dele que se veio despedir e desejar boa viagem para todos nós.

Mas a primeira curiosidade do dia estava reservada para a NCX do "Carlos das Caleiras" .

Fez uns apoios e respectivas malas no mesmo material com que faz as caleiras de telhado e ... não é que ficaram "porreiras" ?.

Só ficaram mesmo a faltar aquelas antenas flexíveis, com uma bola na ponta, que dantes se usavam nos camiões, junto aos pára-choques da frente e que serviam para medir a largura das passagens ... não fosse dar-se o caso de levar os retrovisores dalguma LT que esteja à frente

E ÀS 08:00 "em ponto" começámos a viagem ... IP3,

... IC12 até Nelas, entrámos na A25 em Mangualde e ainda não eram 10:00 quando chegámos a Fuentes de Onõro onde era suposto encontrar-nos com a comitiva do Porto, ...

... composta pelo Filipe Oliveira, Director d'OS LESMAS para a o Sul de Espanha e Gibraltar, o Vitor Mesquita, Consultor de Moda e Acessórios, e ainda o Jacques Figueiredo, responsável pela secção de Zumba e Salsa que iremos constituir ainda este mandato

Vejam lá que, as "coisas" são organizadas de forma tão profissional que, tínhamos combinado encontrar-nos em Vilar Formoso e o encontro foi na A25, logo depois da entrada em Mangualde ...
... eles apareceram atrás de nós e incorporaram-se na caravana ... assim, simples ... .

E, uma vez mais, OS LESMAS foram abençoados com bom tempo
Apesar de constantemente ameaçador por nuvens bem escuras, durante a viagem apanhámos apenas alguns chuviscos na parte final

E logo a seguir a Fuentes de Oñoro, a habitual paragem para abastecer as motos e as nossas barriguinhas... já estávamos com 2 horas de viagem e o pequeno almoço tinha sido cedo

O trajecto escolhido tinha sido a A-62/E80, estrada bem conhecida dos companheiros que costumam rumar aos Pinguiños ...

Até pouco depois de Salamanca onde virámos a Norte,  pela N630, para Zamora, ... depois pela CL612 até Villalpando.

Não fora a paragem que fizémos por cerca de 20 minutos para petiscar e vestir os fatos-de-chuva (as nuvens ao longe indiciavam borrasca), éramos apanhados mesmo pelo forte temporal que se abateu na região e que causou algumas inundações.... íamos rolando atrás da tempestade

ui ui... que tinha  mota toda lavadinha

Mas até ali o mau tempo tinha poupado a caravana ...

Apesar da constante ameaça ...

Mas Lesma que é Lesma não tem medo do mau tempo e desafiámo-lo fazendo um pic-nic em Castro Nuevo, mesmo depois do forte temporal que fazia com que as ribeiras e valas transbordassem e os terrenos brilhassem com a água que não conseguiam absorver.

e a viagem prosseguia,... em andamento calmo, rumando a norte pela  N630, respeitando os limites e com precaução pois a estrada estava muito suja e molhada ... e o tempo continuava ameaçador.

A escolha pela N630 revelou-se um verdadeiro tiro de sorte pois permitiu-nos desfrutar de paisagens fantásticas ...

A seguir a Léon, começávamos a entrar na serra e, até Oviedo, as montanhas, os vales, os desfiladeiros e os túneis, ... iriam fazer-nos companhia ...

"eu até pensei que já estava nos Picos de Europa" foi um dos comentários que se ouviu

A beleza da paisagem que íamos percorrendo, fazia esquecer-nos que já tínhamos "no pêlo" quase 600 kms de viagem

Uma última paragem no monte de Pajares com um forte nevoeiro mas que, mesmo assim, deu para comer uma "bucha"

No entanto, logo que começámos a descer, o nevoeiro ia desaparecendo para nossa tranquilidade... não me importo de andar à chuva e ao frio, mesmo o muito calor consigo suportar ... mas com o nevoeiro, fico intranquilo

Por não termos a certeza que o nevoeiro e as condições nos permitiriam prosseguir pela "nacional" em segurança e tranquilidade, o Conselho de Segurança em Viagem dos LESMAS reuniu e decidiu-se fazer parte do percurso pela A-66, prosseguindo depois na parte final pela N634, que nos levaria até Arriondas e logo depois a Cangas de Ónis ...

E finalmente a chegada a Avín, ao Camping picos de Europa, que dista de Cangas de Ónis cerca de 15 kms.

Ficámos instalados em 4 apartamentos com capacidade para 6 pessoas cada, em condições de conforto bastante aceitáveis num parque conhecido pela sua beleza, verde envolvência e com sons da natureza sempre presentes.

Preferido por muitos pelo sossego e calma, estes dias não foram os melhores para quem quis desfrutar dessas suas particularidades  ... OS LESMAS são uns bichos mesmo muito irrequietos ... e barulhentos

E nesse final de viagem estava combinado jantarmos no restaurante do parque o que se veio a revelar uma óptima decisão

uma fantástica grelhada de "ternera e cerdo" que nos aconchegou o estômago já meio cansado de pic-nic's e buchas

O Sr. Director de Segurança, João Machado, proferiu um breve discurso felicitando todos OS LESMAS pela forma impecável como se comportaram na estrada, em situações adversas e durante tantos kms, com diferentes motos e com "kit's de unhas" bem distintos

e, por último, um brinde ao sucesso da nossa viagem que estava mesmo a começar

e eram horas de ir descansar (pelo menos alguns de nós ...) pois no dia seguinte, a aventura iria começar.

NOTA: as fotos estão disponíveis no facebook d'OS LESMAS como de costume