segunda-feira, 12 de maio de 2014

VI FEIRA VINHO & MORANGOS SÃO PEDRO VELHO



Ora vivam todos:

Estive mais uma vez presente em São Pedro Velho para a Feira do Vinho e dos Morangos, desta vez a sua 6ª edição.

Fui até lá há 3 anos atrás e, confesso, passou a ser um dos meus passeios anuais obrigatórios.

Não só pelo prazer de ir de mota e satisfazer esse meu "bichinho crónico" mas também pelo desfrutar das  belíssimas paisagens transmontanas, como ainda pelo contacto com as suas gentes que são do que melhor Portugal tem quando o tema é hospitalidade e sã camaradagem ... é-lhes natural ou, como dizia a minha avó "está-lhes no sangue" esta forma de viver, genuína, franca e leal.

Nesta publicação abordarei apenas o tema "FEIRA" pois o fim-de-semana foi bastante rico em acontecimentos e ocorrências, incidentes e acidentes, prazeres e más disposições, momentos saudáveis e outros ... nem tanto.
Em post separado dar-vos-ei conta do passeio e outras coisas de menor nível mas de elevado interesse.

Quanto à VI FEIRA DO VINHO E MORANGOS, considero que este ano foi um evoluir positivo das anteriores edições.
Mais "tendinhas" e expositores, com um ambiente até mais profissional que lhe era conferido pelas estruturas onde estes tinham os seus produtos e serviços e com uma considerável adesão popular que faz com que a praça comece a ficar pequena para este evento.







O morango e o vinho continuam a ser os reis da feira mas os produtos regionais, com destaque para os derivados do fumeiro, pão, doces, queijos,... para além da cereja, têm igualmente uma forte presença.

Referi numa crónica anterior que os morangos de São Pedro Velho são os melhores do mundo ... ainda não fui desmentido por todos quantos os provaram já ...
Esta região abençoada por uma micro-clima fantástico, com as laboriosas mãos das suas gentes, produzem este delicioso fruto sem paralelo e fazem um vinho com características igualmente únicas.



Fizeram-nos companhia os nossos já "velhos" amigos dos Javalis do Asfalto de Vinhais com quem estivemos em agradável "conbíbio"... menos o Rodrigues que está chateado porque 





"ela não canta nada de jeito" ... palavras dele  às quais não me associo por considerar que o não saber cantar não é das piores qualidades que uma rapariga pode ter ... há outras bem mais importantes ...

A "barraquinha" melhor afreguesada era a da Escola de Hotelaria ... porque seria?



dos granizados? ...



ou da simpatia das meninas?


assim é muito mais fácil "despachar" granizados de morango do que se lá estivesse a minha avó Rosa com o seu famoso "bigode" ...




Claro que as "forças vivas" da região não faltam a este evento já amplamente divulgado.

Para além do Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro Velho, Sr. Carlos Pires, estiveram ainda presentes o Presidente do Município de Mirandela, Eng António Branco, o vice-presidente Dr. Rui Magalhães, o Sr. Director Regional da Agricultura que proferiram algumas palavras de circunstância e visitaram os expositores e respectivos "stand's".





A comunicação social esteve igualmente presente promovendo a merecida divulgação do evento.


para além das já referidas personalidades estiveram também estes dois senhores de Coimbra (falta um que é um vadio ... sempre "desenfiado"...)




Duas bonitas e tipicamente transmontana dançarinas do Rancho Folclórico que animou a tarde.


Pequeno momento de fama que aproveitámos para uma foto com a Engª Fernanda Cerqueira, que liderava um grupo de teatro numa animada actuação que satirizava o fecho da maternidade em Bragança.




e aqui os representantes da comitiva Coimbrã conjecturando, certamente, assertivos comentários sobre a feira ... e aproveitando para descansar um pouco.

E mais um momento fotográfico para a posteridade:



Eu com a "primeira-dama" de São Pedro Velho, Srª Dª Tina Guerra, esposa do Presidente da Junta que se desdobrava em contactos com a população...




 e que também não quis perder o momento com a Engª Fernanda Cerqueira 


Bom, e o dia estava a acabar, as pessoas começavam a retirar-se,... aproximava-se a hora de jantar.


que, como habitualmente, é servido no edifício da "associação", pela comissão das festas ...

Faziam-nos companhia, para além da rapaziada dos Javalis de Vinhais que vieram dar um colorido motard à festa, estas simpáticas portuenses, Conceição e Carla, esposas dos representantes do SINAPSA, Paulo Mourato e Francisco Tártaro ...


a entrega das "lembranças" ... no caso um CD com fotos da edições anteriores ... isto se o Octávio não se enganou no CD !!!


e um galhardete do Sindicato SINAPSA ... isto de ser Presidente da Junta é porreiro ... só prendas !!!!



Bom ... não quero maçar com mais prosa... 
Apenas em jeito de resumo e conclusão posso afirmar que esta foi a melhor edição da feira a que assisti.

As condições meteorológicas foram favoráveis a uma colheita de qualidade e quantidade e os expositores esmeraram-se em levar os seus melhores produtos.

Parabéns a eles e à Junta de Freguesia pela promoção que teima em fazer aos produtores regionais, numa altura de difíceis condições para estes pequenos/médios agricultores.

Se Deus quiser ... e tiver "uns € prá gasosa", lá nos encontraremos de novo em 2015.
Todas as fotos da VI FEIRA VINHO E MORANGOS 2014



2 comentários:

  1. Como sempre,esmerado na descrição e generoso na avaliação.
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo seu igualmente generoso comentário.
    Até para o ano !
    João Rui Pimentel

    ResponderEliminar