Meus caros:
Desde que tomei conhecimento da doença de minha esposa, tenho sentido sensações que julgava nem existir sequer ... a minha capacidade de raciocínio, a habitual frieza com que abordava alguns assuntos e até a capacidade de antecipar soluções para problemas ainda não nascidos... foi-se por completo,... tornei-me um ser puramente emocional e alturas houve em que "andei a bater com a cabeça nas paredes", tal o desespero.
O Hélder, amigo que muito estimo e enfermeiro na psiquiatria dos HUC, tratou de me arranjar uma consulta pois estava preocupado com o meu estado a aproximar-se já do depressivo provocado, sobretudo, pela privação do sono.
Foi uma óptima opção pois vi o problema com um olhar diferente e a ajuda duns químicos para regular o sono e torná-lo mais repousante deram os seus frutos.
A conversa com a psiquiatra, senhora experiente e ligada à psiquiatria oncológica há tempo suficiente para lhe conferir muita "bagagem" no tema, fez-me bem e ainda bem que o Hélder se apercebeu e me tratou do assunto.
O problema persiste sem solução, a dor continua a ser grande e a mágoa aperta demasiado o coração ... mas aprendi que se trata apenas de viver o dia-a-dia o melhor possível, manter as rotinas até onde se conseguir, ir adequando o evoluir da doença à capacidade de se ir fazendo o que se puder ... tão só.
O Zé Garrido, amigo que igualmente estimo, psiquiatra de profissão e que insistiu em falar comigo para com as suas palavras de alguma forma me aliviar a dor e o sofrimento, disse-me:
"João, estás fodido e tens que aguentar !!!"
Estranhamente, foi a coisa que me disseram que mais impacto positivo teve em mim ...
Os meus amigos, manifestam-se disponibilizando-se para ajudar no que for preciso e tal ... mas o Zé Garrido colocou as coisas tal e qual como elas são.
"Portantos", tenho mesmo que aguentar e alguém tem que "levar o barco prá frente" e, não havendo mais ninguém, tenho mesmo que ser eu !!!!
Obrigado a todos os que de alguma forma têm manifestado apoio e solidariedade.
Boa João. Eu sabia que tens aí uma força interior que ía ajudar-te. E precisas de estar em cima pois és o leme da tua família. Forte abraço...
ResponderEliminar