quinta-feira, 29 de outubro de 2015

UMA VEZ CAIC, SEMPRE CAIC



Como tudo muda em 50 anos

Ainda a propósito dos lamentáveis acontecimentos ocorridos no CAIC, em que um problemático aluno levou consigo uma arma do seu pai (negligentemente deixada "à mão" ...), trago aqui hoje alguns exemplos das diferenças de comportamento que, em 50 anos, se verificaram.

Vejamos as seguintes situações:

Situação: O fim das férias.

Ano 1964:
Depois de passar 15 dias com a família atrelada numa caravana puxada por um Fiat 600 pela costa de Portugal, ou passar esses 15 dias na praia do Castelo do Queijo, terminam as férias. No dia seguinte vai-se trabalhar e os miúdos para as aulas.

Ano 2014:
Depois de voltar de Cancún de uma viagem com tudo pago, terminam as férias. As pessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão, seborreia e caganeira.



Situação: Chega o dia de mudança de horário de Verão para Inverno.

Ano 1964:
Não se passa nada.

Ano 2014:
As pessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão e caganeira.



Situação: O Pedro está a pensar ir até à mata depois das aulas.  Assim que entra no colégio mostra uma navalha ao João, com a qual espera poder cortar uns ramos e fazer uma fisga.

Ano 1964:
O professor vê, pergunta-lhe onde se vendem daquelas navalhas, e mostra-lhe a sua, que é mais antiga, mas que também é boa.

Ano 2014:
A escola é encerrada, chamam a Polícia Judiciária e levam o Pedro para um reformatório. A SIC e a TVI apresentam os telejornais desde a porta da escola.



Situação: O Carlos e o Quim trocam uns socos no fim das aulas.

Ano 1964:
Os companheiros animam a luta, puxam por eles, e o Carlos ganha. Apertam as mãos e acabam por ir juntos jogar matrecos.

Ano 2014:
A escola é encerrada. A SIC proclama o mês anti-violência escolar. O Jornal de Notícias faz uma capa inteira dedicada ao tema, e a TVI insiste em colocar uma equipe de reportagem à porta da escola a apresentar o telejornal, mesmo debaixo de chuva.



Situação: O Jaime não pára quieto nas aulas, interrompe e incomoda os colegas.

Ano 1964:
Mandam o Jaime falar com o Director, e este dá-lhe uma bronca de todo o tamanho. O Jaime volta à aula, senta-se em silêncio e não interrompe mais.

Ano 2014:
Administram ao Jaime umas valentes doses de Ritalin. O Jaime parece um zombie. A escola recebe um apoio financeiro por terem um aluno incapacitado.



Situação: O Luis parte o vidro dum carro do bairro dele. O pai caça um cinto e espeta-lhe umas chicotadas com este.

Ano 1964:
O Luis tem mais cuidado da próxima vez. Cresce normalmente, vai à universidade e converte-se num homem de negócios bem-sucedido.


Ano 2014:
Prendem o pai do Luís por maus-tratos a menores. Sem a figura paterna, o Luís junta-se a um gang de rua. Os psicólogos convencem a sua irmã que o pai abusava dela e metem-no na cadeia para sempre. A mãe do Luís começa a namorar com o psicólogo. O programa da Fátima Lopes mantém durante meses o caso em estudo, bem como o Você na TV do Manuel Luís Goucha.



Situação: O Zezinho cai enquanto praticava atletismo, arranha um joelho. A professora encontra-o sentado na berma da pista a chorar  e abraça-o para o consolar.

Ano 1964:
Passado pouco tempo, o Zezinho sente-se melhor e continua a correr.


Ano 2014:
A professora é acusada de perversão de menores e vai para o desemprego.Confronta-se com 3 anos de prisão. O Zezinho passa 5 anos de terapia em terapia. Os seus pais processam a escola por negligência e a professora por trauma emocional, ganhando ambos os processos.
A professora, no desemprego e cheia de dívidas, suicida-se atirando-se de um prédio. Ao aterrar, cai em cima de um carro, mas antes ainda parte com o corpo uma varanda. O dono do carro e do apartamento processam os familiares da professora por destruição de propriedade. Ganham. A SIC e a TVI produzem um filme baseado neste caso.



Situação: Um menino branco e um menino negro andam à batatada por um ter chamado 'chocolate' ao outro.

Ano 1964:
Depois de uns socos de parte a parte, levantam-se e vai cada um para sua casa. Amanhã são amigos.


Ano 2014:
A TVI envia os seus melhores correspondentes. A SIC prepara uma grande reportagem dessas com investigadores que passaram dias no colégio a averiguar factos. Emitem-se programas documentários sobre jovens problemáticos e ódio racial. A juventude skinhead finge revoltar-se a respeito disto. O governo oferece um apartamento à família do miúdo negro.



Situação: Fazias uma asneira na sala de aula.

Ano 1964:
O professor espetava-te duas valentes lambadas bem merecidas. Ao chegar a casa o teu pai dava-te mais duas porque 'alguma deves ter feito'

Ano 2014:
Fazes uma asneira. O professor pede-te desculpa. O teu pai pede-te desculpa e compra-te uma Playstation 3.
  
MORAL DA HISTÓRIA

     OU

HISTÓRIA DA MORAL!











quarta-feira, 21 de outubro de 2015

OS LESMAS VÃO PASSEAR 25.10.2015






Olá a todos os LESMAS:

As previsões para o próximo domingo são boas  e estamos há já uns dias parados e os escapes a enferrujar ;) ... 

Assim, satisfazendo o pedido de "várias famílias", na qualidade de Escrivão-Mor, venho convocar OS LESMAS para um passeio no próximo domingo, em modo PIC-NIC para matar saudades. :)

O programa, da responsabilidade da Mena Carvalho, Presidente dos Lesmas de Leiria, que aceitou o desafio, é o seguinte:

09:00 Saída do Moleirinho em Cernache (IC2) para a JOMOTOS para café, gentileza da gerência.

10:30 saída da JOMOTOS para Leiria onde nos encontraremos com os Lesmas daquela cidade, seguindo em direcção ao Mosteiro da Batalha (IC2)

12:00 saída para Pia do Urso (N356) para almoço no parque de merendas

Visita à aldeia

Regresso pela N362 (Porto de Mós) e de novo pelo IC2 em direcção a casa.

O total do passeio é de cerca de 185 kms e estimamos a hora de regresso pelas 17:30.

Como se trata de almoço em modo PIC-NIC, não são necessárias marcações.

Faremos também a divulgação do passeio no facebook.

Boas curvas e até domingo aos que forem

João Rui Pimentel
Escrivão-Mor Substituto Do Que Era Mas Não Sabia Escrever



segunda-feira, 19 de outubro de 2015

OS JAVALIS VIERAM VISITAR OS LESMAS

Olá pessoal:

Era sábado, dia 17 de Outubro e era um dia histórico para OS LESMAS.

Há muito que tinha sido agendada a sessão solene de geminação entre OS LESMAS e OS JAVALIS DO ASFALTO de Vinhais e estava já tudo preparado em minha casa.

Nota da redacção: Em virtude da nossa sede estar em obras, a cerimónia teve que realizar-se em casa do Secretário-Geral.
Recordo os mais distraídos que, no decurso das obras de restauro da nossa sede, foram descobertos uns frescos e, logo o IPAR decretou o embargo das mesmas. 
Mesmo depois duma exposição dos nossos advogados a explicar que os "frescos" eram apenas "mines" e espumante, o IPAR ainda não deu luz verde à continuação das obras ...

Mas adiante ...







O auditório devidamente preparado para a sessão solene



E o Fernando Narciso preparava alguma documentação para distribuir aos participantes ...



O João Machado, outro dos membros da direcção já eleita para o triénio de 2020-2022 (é tal a procura para cargos de direcção que, tal como no Serviço Nacional de Saúde, já andamos a marcar muito prá frente ... )... 

A ultimar o principal assunto a ser discutido ..


e já preparado para ser debatido ...


Entretanto chegam os convidados para a geminação ....

Os representantes dos Javalis do Asfalto, de Vinhais: O seu presidente, Bruno Afonso "Triple", Filipe Silva e Lino Diogo







E porque tinha lido numa revista que é moda agora as recepções iniciarem-se com um cocktail de boas-vindas, foi o que fizemos ... não havia sacos com brindes, placas de pendurar aos pescoço nem outras coisas assim ... mas havia espumante, pão e queijo... 


Até o meu filho, João Nuno, que não percebe nada de motas, quis participar na cerimónia como testemunha.


O Bruno estava preocupado ...

 



Tinha esquecido que o Governo Civil já tinha sido encerrado e foi necessário recorrer a outras entidades oficiais para dar solenidade à cerimónia ...

Nada melhor que recorrer à JOMOTOS que são especialistas em desenrascanços ...

se a mota avaria liga-se à JOMOTOS, se são necessárias entidades oficiais, liga-se à JOMOTOS, se é preciso quorum para uma assembleia geral, liga-se à JOMOTOS,... 



E "prontos", chegaram as Entidades Oficiais: Suas Exªas os Srs. José Neves e João Sousa, em representação da JOMOTOS que, por sua vez, representava o Governo Civil ... 



E os trabalhos foram decorrendo dentro da normalidade pois, antecipadamente, tinha sido disponibilizado aos participantes toda a documentação para que a estudassem antes ...


e, como não poderia deixar de ser, estando presentes pessoas verdadeiramente profissionais, a ordem de trabalhos foi sendo vencida com rigor e empenho ... rapidamente se chegou ao fim da assembleia, passando a ser discutidos outros assuntos de interesse geral. 


mas que a todos preocupavam como é evidente pelo semblante de alguns dos presentes ... 






Bem... e terminada a cerimónia de geminação entre OS LESMAS e OS JAVALIS DO ASFALTO, era chegada a hora de partida para uma visita à sede das Entidades Oficiais porque se tinham esquecido de levar o selo branco para carimbar o documento de geminação.




e foi assim que nos dirigimos à JOMOTOS, que é quase como a nossa sede suplente ... 



onde os nossos convidados procederam a visita oficial ás instalações.




e não é que fui conhecer o novo e felicíssimo proprietário da "traineira" mais famosa do mundo motociclístico !!!! 


e eu, para não dar por mal empregue o tempo e a gasolina, "cravei" o João Sousa para me instalar a grelha do top case da minha mota... era preciso fazer 4 buracos e... eu teria que fazer pelo menos uns 16 para acertar com os 4 certos 


e mandou uma boca que não percebi muito bem  mas, ... adiante 




Bom, em jeito de conclusão e resumo:

Foi um dia muitíssimo bem passado entre amigos do melhor que há, em que também foi possível retribuir a amizade aos nossos amigos transmontanos que tão bem nos recebem sempre.

Juntam-se ainda os ingredientes dos costume: paródia, comida e "buída" ... que mais pode querer alguém que está de (muito) bem com a vida? 

Obrigado por serem meus amigos.



sexta-feira, 9 de outubro de 2015

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DOS LESMAS



Bom dia meus amigos:

Extraordinariamente, realizou-se ontem mais uma concorrida Assembleia Geral d'OS LESMAS na sede provisória da Quinta do Moinho ... onde ninguém se fod... oops.... estraga sozinho 

Os temas eram quentes (camarões-tigre e barriguinhas grelhadas) e os vinhos eram frios (verdes e rosés) pelo que se adivinhava uma acesa discussão entre todos os participantes... pelo menos o grelhador participou activamente e esteve sempre aceso 

Bom ...

Quando cheguei (atrasado...) havia já quorum suficiente para tornar válidas todas as decisões que viessem a ser tomadas.


O Mário Visconde da Ferraria, o Narciso, da Secção das Granja do Ulmeiro, o Ricardo, Secretário-tesoureiro-arquivista-contínuo-contramestre-vogal,... da Ferraria e o João Machado, caseiro da Quinta do  Moinho.


E como é já hábito nas assembleias d'OS LESMAS, ordinárias ou extraordinárias, o coffee-break faz-se antes do começo dos trabalhos 


A sempre presente tensão antes das assembleias ... nem tudo são rosas para que os LESMAS se mantenham como grupo activo e moderno ... 


A rapaziada, esperando, impacientes, a chegada dos nossos colegas d'OS LESMAS de Braga,  que trariam assuntos de extrema importância para a vida deste (des)organizado grupo ... assuntos esses que foram a razão da convocatória da assembleia que, uma vez mais, nos tirou do aconchego do lar, dos afagos de mãe, do conforto do sofá... tudo, mas tudo mesmo, em prol do bem, comum 




Como decidido na anterior reunião, todas as assembleias deveriam começar ao toque de reunir para não haver desculpas para os mais distraídos ...


E assim foi... deu-se, deste modo, início a uma nova era e forma de reunir ... ou de espantar... já não sei bem 




e foram dados a conhecer alguns dos assuntos da ordem do dia, ... deu-se oportunidade aos congressistas de os abordar de forma breve e ligeira, tomando com eles conhecimento para os discutir de forma mais aprofundada, logo que fosse dado início aos trabalhos  


Assuntos que, visivelmente, requeriam de todos os participantes, o seu melhor empenho e ponderada reflexão ... 

No entanto, caso houvesse ainda tempo, outros temas para discussão poderiam ainda ser debatidos ... a malta quando se junta em assembleia ... eisssccchhhhh 


E o Mário da Ferraria é que deu início aos trabalhos


Tomando cada um o seu lugar, de forma compenetrada e responsável, como é apanágio d'OS LESMAS, preparando-se para a sempre difícil discussão dos assuntos em assunto ... "assuntos em assunto"? ... 
... isto agora não me soou bem mas, ... fica mesmo assim !!!! 


E os trabalhos prosseguiram, com o empenho e activa participação de todos os presentes, opinando, indagando, sugerindo, questionando, ... numa palavra, degustando 

Apesar do adiantado da hora e do exigente esforço que a discussão do principal ponto da agenda de trabalhos,... é conhecida a capacidade de organização e trabalho d'OS LESMAS e ...



E eu, que estava de Presidente da Mesa de Dia, aqui acompanhado pelo 1º Consoante Mário da Ferraria, determinei a continuação dos trabalhos.


E os "outros Assuntos" foram começando a ser preparados para mais uma activa discussão.


No entanto, alguns dos presentes, pouco ou nada mesmo concentrados nos verdadeiros e importantes temas d'OS LESMAS, insistiam em ocupar o seu tempo de forma pouco associativa, ... preferindo a brincadeira e a paródia, à discussão construtiva dos assuntos comuns e de interesse geral do grupo.

Lamentável ... pena que os estatutos não prevejam a expulsão de sócios mal-comportados 




Ai que paciência que é preciso ....



E a assembleia prosseguiu depois no jardim, dada a evidente pouca importância que os congressistas dedicaram a outros assuntos ... tinha sido uma assembleia exigente, de árduas e criativas discussões ... era chegada a hora de libertar o Lesma que há em cada um de nós....

Até o Vaz que nem é Lesma ... 


Deram-se, portanto, concluídos os trabalhos e passou-se ao ponto: "Paródia e Orquestra" 


Claro que, por falta de ensaios, nem sempre tudo começa bem ...





E enquanto a orquestra, animada, tocava umas "modas", o Manel Vígaro "dava ao bigode" pois a viagem até Braga ainda ia demorar 


e a festa continuou lá dentro ... depois de arrumadas as coisas da assembleia ...


bem... nem todos ficaram lá muito tempo ...  porque era a hora das "piadas" ...




e as "piadas", são sempre as mesmas... mas escolhe-se a altura certa, depois dos "copos" e... já ninguém se lembra delas  





a orquestra continuava a sua brilhante actuação


estava tudo muito bem mas, a malta de Braga tinha que partir ... o Zé dos Óleos ainda tinha que ir devolver os sapatos ao amigo que os emprestou porque precisava deles ainda esta noite ...


e foi mesmo decidido (a última decisão válida da assembleia), tornar oficial a constituição da Orquestra d'OS LESMAS... sendo o seu primeiro acto a foto para distribuir pelas comissões de festas, organização das concentrações, work-shops de empresas, reuniões de tuperwares, missas e procissões ... 


 Ficam já a saber ... o contacto é na secretaria da nossa sede 